Renovação Carismática do Tocantins celebra 50 anos durante Congresso em Palmas

XI Encontro diocesano de jovens e adolescentes missionários é realizado em Almas
19 de novembro de 2019
Padres do Tocantins participam de Sessão Especial para homenagear Santa Dulce
23 de novembro de 2019

Renovação Carismática do Tocantins celebra 50 anos durante Congresso em Palmas

O Congresso Estadual Jubilar da Renovação Carismática Católica do Tocantins (RCCTO) celebra neste ano os 50 anos do movimento no Brasil. O evento começou na sexta-feira (8) e cerca de 2 mil fiéis de todo o Tocantins se reuniram no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, até domingo (10). O evento tem destaque o tema “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). 

A Santa Missa de abertura do Congresso foi presidida por Bispo Philip Eduard Roger Dickmans da Diocese de Miracema  nesta sexta-feira (08)  em Palmas." A nossa luz é Jesus a nossa oração tem que vir do coração mas nossos olhos não podem se fechar para a nossa realidade", exortou Bispo Philip.

Dom Alberto, que já foi arcebispo de Palmas, iniciou a primeira pregação  agradecendo por voltar ao Tocantins e relembrando a origem do mundo conforme a tradição cristã e o testemunho da Bíblia, na qual Deus é o criador do céu e da terra e nós reafirmamos isso em toda nossa profissão de fé.

“Deus não é isolamento, não é solidão. Deus é comunhão, Deus é amor”, afirmou Dom Alberto Taveira na primeira pregação do Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Tocantins (RCCTO), em Palmas. O arcebispo da Arquidiocese de Belém (PA) chamou a atenção dos congressistas para a importância do amor de Deus, que foi derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado.

“Nós não somos obras do acaso, somos obra do criador. E sempre professamos isso no credo: Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra. E nós fazemos parte dessa criação. E Deus nos criou a imagem e semelhança dele”, disse o arcebispo. 

O Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Tocantins 2019 prosseguiu no sábado, 09, com a  Santa Missa presidida pelo Bispo da Arquidiocese de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães.

O sacerdote expôs aos fiéis carismáticos uma reflexão em dois polos: o Ideal e o Real. Aonde devemos fazer em nossas vidas do ideal a nossa realidade. Mas Dom Pedro alerta. “Cuidado com o exagero do ideal, e vamos fazer que o ideal se torne real”.

Ele destacou ainda a importância do servo de doar a vida pelo irmão: “Temos que praticar a caridade”, disse Dom Pedro. E faz ainda uma exortação para aqueles que sujam o Corpo de Cristo, fazem coisas erradas dentro da igreja, prostituindo na casa de Deus, destacando que é certo as consequências do pecado”, aprofunda ele.

Congressinho para Crianças e AdoleSantos 

Também durante o congresso aconteceu  uma programação especial para as crianças de 05 à 10 anos e adolescentes de 11 à 13 anos, onde tiveram seu espaço de evangelização garantido no Congressinho. Foi abordado o mesmo tema para que as crianças e adolescentes vivenciem a experiência de Pentecostes.

Os momentos mais marcantes do Congresso Jubilar foram em três momentos diferentes, um deles na  entrada de Nossa Senhora Aparecida levada pela Presidente Marilúcia Moura;  durante a adoração ao Senhor no ostensório e; a entrada dos jovens e crianças levando a cruz até o palco com muita oração, emocionados todos foram tocados  não só os jovens e crianças mas também as famílias presente, durante o evento. 

Carta do Papa Francisco

Ao final do Congresso para a surpresa de todos foi lida uma carta direcionada a todos os carismáticos do Tocantins escrita pelo Papa Francisco. Um momento que vai deixar marcado também este Congresso da RCC 2019  a carta-resposta emitida ao coordenador do evento, Hugo Victor e sua esposa Clycia Soares que recitaram com emoção as palavras do Papa Francisco dando a benção apostólica para a realização do congresso. Logo após o Congresso os carismáticos se descolaram até ao centro de Palmas em frente ao Palácio do Araguaia para rezarem, onde aconteceu  uma grande corrente de oração e todos rezaram pelo Estado e pelo Brasil.

 Informações extraída do site: rccto.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: