Artista sacra Mari Bueno apresenta seu trabalho durante formação litúrgica em Gurupi

Padres do Tocantins participam de Sessão Especial para homenagear Santa Dulce
23 de novembro de 2019
Fiéis realizam Missa solene dia da Imaculada Conceição e Consagração a Nossa Senhora
12 de dezembro de 2019

Artista sacra Mari Bueno apresenta seu trabalho durante formação litúrgica em Gurupi

A arte sacra de Mari Bueno chega a Matriz de Santo Antônio para transformar o altar e a capela do padroeiro da cidade de Gurupi. Além  de fazer o trabalho no interior da Igreja, nesta terça-feira (26), Mari Bueno deu uma formação  sobre  liturgia para fiéis entenderem  melhor o sentido da arte sacra em nossa comunidade. 

A princípio ela convidou todos os fiéis ir até a entrada da paróquia para explicar que o altar da Igreja inicia desde a porta de entrada, ela relembrou que a caminhada do corredor da paróquia não é uma caminhada qualquer mas sim é uma caminhada em direção a terra prometida  e ao santuário. 

Durante a formação Mari Bueno comentou sobre os sentidos de cada traço de sua pintura inserida no alta, e também a posição de cada imagem e a localização dos fiéis que servem durante o rito da Santa Missa. Ela  também relembrou a história da Igreja na antiguidade.

Informou ainda que a Cruz  na antiguidade ela era vista como algo horrível para as pessoas daquela época e que muito tempo depois que foi adquirida nas Igrejas Católicas. O Cristo está sempre ao centro do altar porque "Cristo é o centro de tudo e  Maria ela nos leva a Cristo, a cruz deve está próximo no altar porque Cristo passou pelo sofrimento dela, então o espaço da Igreja já é uma catequese.  A arte sacra ela não é a gosto do artista e não é a gosto do sacerdote ela é e tem que ser catequética e evangelizadora", frisou a artista. 

Os círculos na Igreja representa aliança com o Senhor, e que tudo que envolve a arte está inserida um significado na vida e existência de Cristo, e citou como por exemplo o número quatro representa os elementos humano, que são as  quatros estações do ano por exemplo,  e três o espiritual como a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, junto forma o número sete.

Ao final foram tiradas muitas dúvidas pelos fiéis que saíram da formação mais conhecedores dos significados da simbologia da Igreja Católica. As obras da artista ainda estão sendo finalizadas na Matriz, mas muitos já podem conhecer desde já.

Mari Bueno

Mari Bueno é uma  artista plástica que busca inspiração para seu trabalho nas características da Amazônia para retratar a cultura indígena, a fauna, a flora, o cotidiano dos moradores, os materiais regionais na arte abstrata e a inculturação na Arte Sacra. Já fez vários trabalhos em diversas paróquias e  seu trabalho é conhecido e reconhecido internacionalmente como na Europa, América do Norte e África. Além de pintura ela também trabalha com mosaicos, telas, vitrais, exposições, e outras como a reconstrução e pintura da face de Santo Antônio e Santa Paulina.

Por: Adriana Castelo Branco.

Detalhes:  http://maribueno.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: