Diocese de Porto Nacional suspende as celebrações das Santas Missas

Manoel Português recebe o Título de Cidadão Gurupiense na Câmara dos Vereadores de Gurupi
17 de março de 2020
Dom Romualdo ordena o Acólito Adeilton Ferreira em Celebração privada, em Porto Nacional
1 de abril de 2020

Diocese de Porto Nacional suspende as celebrações das Santas Missas

Nesta quinta-feira (19), a Diocese de Porto Nacional anunciou por meio do Decreto de nº. 004/2020 a suspensão das celebrações das Santas Missas em toda a diocese a medida foi tomada devido a expansão do "novo coronavírus" em todo o mundo, determinando que fossem realizadas todas as ações necessárias para resguardar o povo, em vista do bem comum.

A medida foi tomada logo após o Decreto em situação emergencial  do Governo do Estado do Tocantins determinando que todos os eventos que possam aglomerar pessoas sejam suspensos inclusive os de cunho religioso. A iniciativa por parte do Bispo Dom Romualdo ainda no decreto004/2020 diz que as celebrações Eucarística será "sine populo" (sem a presença dos fiéis), no decreto o Bispo ressalta ainda que "o Mistério de Deus é tão grande, que sua eficácia para nossa salvação e de todo o mundo independe da  presença física dos fiéis, pois espiritualmente todos se fazem unidos pela comunhão de fé na Santíssima Trindade". Bispo Dom Romulado Matias pede ainda  "a compreensão de todos e as orações para que as pessoas que estejam sofrendo a pandemia sejam enconrajadas a viver este momento difícil".

Pe. Eldinei Carneiro pároco da Matriz de Santo Antônio e coordenador forâneo de Gurupi disse que o momento é que todos os fiéis continuem as orações "que os fiéis possam procurar a secretarias das paróquias para continuarem a devolver o dízimo porque a obra de Deus continua e a gente irá continuar com as missas transmitidas em redes sociais, mas que estamos confiantes que este pânico esta pandemia vai passar logo", pediu ainda " continuem procurando Deus pois em Deus nós temos a esperança que em Deus encontremos a paz interior e ninguém se desespere", apelou o pároco.

As celebrações da Semana Santa que se aproxima o Bispo irá se pronunciar futuramente para dar as orientações devidas. Este Decreto está valendo à partir do dia 20 de março de 2020. Segue  o Decreto abaixo.

Adriana Castelo Branco.

https://dioceseportonacional.org.br/wp-content/uploads/sites/73/2020/03/DECRETO-SOBRE-A-SUSPENS%C3%83O-DAS-CELEBRA%C3%87%C3%95ES-DA-SANTA-MISSA-COM-O-POVO.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *